É a primeira vez que aqui coloco uma sopinha, neste caso um belo caldo verde, que eu adoro.Deu-me desejos de comer, pois já há imenso tempo que não comia. Trouxe umas couves galegas da horta do costume, e pimba, no dia seguinte já estava a deliciar-me!

Atribui-lhe o nome "grosseiro" porque as couves deveriam ser cortadas mais fininhas, mas como não tenho máquina, eu própria as corto à mão. Mas prefiro assim.

Pois uma vez comprei couve já fatiada, e quando abri o pacote era mais couve velha e seca, do que verdinha e fresca. Ingredientes:

2,5 litros de água

3/4 batatas grandes (para que a calda fique grossinha)

Couve partida finamente

Sal, azeite

Chouriço de vinho de boa qualidade



Preparação:

Numa panela colocar a água e as batatas. Deixar cozer.

Assim que as batatas estiverem cozidas, ralar e de seguida temperar com sal.

Lavar bem a couve e colocar na panela, juntamente com um pouco de azeite. Mexer, assim que ferver, reduzir o lume para o mínimo e deixar cozer, mexendo de vez quando, sem tapar a panela (para evitar que a couve amareleça).

A meio da cozedura colocar chouriço (cerca de 2 rodelas por pessoa).

Sirva, assim que couve estiver cozida.


This entry was posted on terça-feira, agosto 23, 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

10 comentários:

    paty disse...

    Que caldinho verde tão bom, tem tão bom aspecto que até de lanche me servia :))Beijinhos e espero que estejas melhor!

  1. ... on 23/08/2011, 16:33:00  
  2. Receitas para a Felicidade disse...

    Uma sopinha que sabe sempre bem Ratolinha, adoro assim espessa hummm,


    beijinhos!!

  3. ... on 23/08/2011, 16:33:00  
  4. a disse...

    Que engraçado, Ratolinha!
    Hoje dei comigo a pensar que ainda não havia colocado nenhuma sopa na minha cozinha...e tenho tantas ainda para colocar. Tenho de seguir o teu conselho e postar umas sopinhas, são sempre muito bem vindas!! Adoro esta, em particular!
    Beijinhos

  5. ... on 23/08/2011, 16:52:00  
  6. Isabel Salvador disse...

    adoro caldo verde ratolinha...muito bom aspecto o teu amiga...bjokinhass

  7. ... on 23/08/2011, 17:23:00  
  8. comidinhas da elsa disse...

    Que rico caldo verde e com couvinha caseira ainda melhor!!
    Beijinho

  9. ... on 23/08/2011, 18:40:00  
  10. Sofia.Lopez disse...

    Está com óptimo aspecto, bem caseirinho e reconfortante! É uma das minhas sopas preferidas e também gosto de pôr chouriço! :)
    Logo vai ser o meu jantar :)
    Beijinho

  11. ... on 23/08/2011, 18:43:00  
  12. Gisela disse...

    Se é grosseiro ou não, não sei, o que sei é que é uma sopa que gosto imenso, e está com um belo aspecto
    Um beijinho e obrigada pelo teu comentário

  13. ... on 23/08/2011, 21:07:00  
  14. Lilly's Recipes disse...

    Que bem que sabia agora :)

  15. ... on 23/08/2011, 22:36:00  
  16. Maria Lúcia disse...

    Oi
    Hummmmmm
    está uma gostosura.
    Beijos...
    Lúcia

  17. ... on 24/08/2011, 04:46:00  
  18. argas disse...

    É uma sopa que adoro!

  19. ... on 24/08/2011, 11:02:00